terça-feira, 2 de agosto de 2011

O MG conversa com Maria Inês, coordenadora ambiental da Prefeitura de Vitória da Conquista

Maria Inês Meira fala sobre meio ambiente - Desde os primórdios
o homem tinha uma relação de harmonia com o meio ambiente. Com passar dos tempos e o avanço tecnológico a relação deixou de ser harmoniosa para ser econômica, de exploraçao. Quando se fala em meio ambiente só pensamos em plantar árvores e preservar os rios, mas o meio ambiente é mais do que isso, é o espaço onde o homem esta inserido e é o próprio homem. É preciso que o homem cuide primeiro de si mesmo como meio ambiente para depois ciudar do meio em que vive.
A coordenadora fala sobre desenvolvimento sustentável - O desenvolvimento sustentável está na moda, mas esse discurso não sai do papel, não passa de modismo. Inclusive aqui em Conquista a prefeitura tem um belo discurso, mas na prática essa sustentabilidade não acontece. Muito se fala em preservar, mas os maiores destruidores são as grandes empresas nacionais e multinacionais, esses sim, são os grandes poluidores.

O Poço Escuro - Maria Inês Meira fala que ele é importante para manter o micro-clima de Vitória da Conquista. Segundo alguns empresários o Poço Escuro é um entrave ao desenvolvimento e modernização de Conquista. Houve até quem quisesse construir um hotel naquela área. Segundo o vigia da reserva as nascentes ainda são limpas, mas ao adentrar na cidade a situação muda. A reserva tem 16 hectares  e é formada por mata atlântica  e mata de cipó.
Sobre a sociedade, ela conclui - Hoje a sociedade se preocupa muito com o ter e esquece o ser, e cita Fernando Pessoa : o sonho que se sonha só é apenas um sonho. O sonho que se sonha junto é a realidade que acontece. As pessoas fazem trabalhos isolados, mas seria necessário um esforço coletivo. De qualquer forma, cada um precisa fazer a sua parte e não ficar so esperando pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário